quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Shantala

Há muito tempo queria fazer esse post!

Quando fiz o curso para casais grávidos com a Stephanie, ela comentou que após 1 mês de vida era possível fazer essa massagem no bebê. Ela inclusive oferecia uma aula prática sobre o assunto. A Stephanie estava demorando a montar uma turma. Apesar de ter pesquisado na internet sobre o assunto, eu me sentia insegura de aplicar na Malu ainda bebê. Então, quando a Malu tinha 2 meses e meio, retornamos à Stephanie para aprender um pouco sobre essa técnica.

Para quem não conhece a Shantala, o médico francês Fréderik Leboyer, numa caminhada pelas favelas de Calcutá (Índia), observou uma jovem mãe, paralítica das duas pernas, que num momento único e mágico de paciência e muito amor ao seu filho, fazia uma massagem.

Leboyer, impressionado com o prazer e relaxamento demostrados pelo bebê que acabou dormindo ao final da massagem, se aprofundou nessa técnica e escreveu o livro “Shantala” (nome da mulher indiana que o inspirou).

Essa técnica foi estudada e experimentada por especialistas no mundo todo, e descobriu-se que, além do prazer do contato, a massagem estimula ainda o sistema nervso central e imunológico da criança. Essas informações foram retiradas da apostila da Stephanie.

Essa aula, tendo em vista que as mamães ainda estão de licença, é feita na parte da tarde com a participação dos bebês. Na realidade, acaba sendo uma ótima oportunidade de retornar à Stephanie, depois que o bebê nasce.

Foi um momento muito gostoso de interação das crianças também. Foi, inclusive, nesse momento, que compramos a cadeirinha Bumbo.

Reparem que a Manu, amiguinha da Malu, também foi!

P1000736

P1000739

Aplicando a massagem!

P1000741

É importante utilizar um óleo que não dê alergia no bebê!

Utilizamos o Óleo de Calêndula Weleda para bebês!

Depois da massagem, o tradicional banho de balde!

P1000743

Mães e filhas depois da massagem!

P1000745

Marco e Stephanie com a Malu após massagem!

P1000747 P1000749

Famíla e a nossa guru!

P1000748 P1000750

Consegui fazer a Shantala na Malu até, mais ou menos, os 7 meses de vida quando ela começou a engatinhar. Ela amava! Depois, ficou impossível. A curiosidade para explorar o mundo… não permitiu que eu continuasse nessa missão.

Outro dia, ela caiu no chão de barriga e fiz alguns movimentos que eu lembrava… Ela agora não quer outra vida! Engraçado também que a Malu viu o irmão tomar banho de balde e, começou também a pedir o banho. O mais engraçado é que ela fala bóde. Vejam algumas fotos!

DSCN9789

DSCN9790

DSCN9791

Mas voltando o assunto da Shantala…

Tive que assistir a filmagem que gravei na Stephanie para lembrar de todos os movimentos antes de começar a aplicá-la no João Pedro.

Tento fazer a massagem nele, pelo menos, 1 vez na semana de manhã quando está apenas eu e ele. Acho confuso fazer quando a Malu está em casa. Mas acho que o ideal mesmo seria fazer à noite antes do banho relaxante para ajudar o bebê a dormir melhor.

Interessante é que quando ele está no balde, quase todas as vezes, ele faz cocô na água. E não é que na última Shantala ele tb cagou muito, rs! A Malu nunca fez cocô durante a Shantala!

Antes da Shantala, para dar um tempinho depois da mamada, coloquei o João Pedro no tapete de atividades! Nessa fase, começam os risinhos e a interação é maior. Está uma delícia!

DSCN9794

Depois, fomos à Shantala! Eu quase não tenho foto do João recebendo a Shantala, pois estou fazendo de manhã e o Marco não está por perto para fotografar. Ontem, pedi para minha empregada fotografar esse momento!

Algumas dicas da Stephanie para a Shantala ser proveitosa:

- A postura deve ser confortável para os dois e compatível com seus hábitos posturais, lembre-se de tirar os anéis, colares, pulseiras e relógios e vista-se confortavelmente.

- Escolha um momento em que não tenha pressa para terminar. Durante o primeiro mês de vida, brinque de tocar o corpo do seu bebê. O ideal é que a Shantala seja aplicada após 2 meses. O João era grandão, então apliquei quando ele tinha 1 mês. Ficar antento, pois o coto umbilical já deve estar cicatrizado e a criança deve possuir condições de ficar mais tempo sem roupa.

- A massagem poderá ser feita depois de uma mamada curta, pois com fome o bebê ficaria estressado. O ideal é fazê-la todos os dias antes do banho noturno (ajudará numa noite mais tranquila de sono).

- As sessões da massagem duram o tempo que for agradável para ambos. O importante é não perder o ritmo constante. No início, as sessões são mais curtas. Com o tempo, vc conseguirá ficar mais tempo massagenado o bebê.

- O bebê deve estar sem nenhuma roupa (nem fralda). Ele pode ser colacado no chão sobre um colchonete de plástico do trocador forrado com uma fralda ou um coeiro, ou sobre uma almofada forrada com plástico ou então na sua cama. O relaxamento profundo atingido com a massagem pode desencadear na criança um gostoso xixi. Se isso acontecer, troque o forro rapidamente e continue os movimentos.

- Embora despida, a criança deve estar num local que não lhe permita sentir frio. O uso de um óleo vegetal (não usar óleo mineral), além de facilitar o deslizamento da mão da mãe pelo corpo do bebê e tratar a pele, ajuda a manter o corpo aquecidos.

- Durante a massagem, vc pode falar com seu bebê, pode imitar os sons que ele produz ao cantarolar, sempre num tom suave, podendo colocar um fundo musical agradável ou, simplesmente, ficar em silêncio. Aproveite para decobrir novas formas de comunicação através do olhar, do sorriso e, principalmente, através do tato.

- O toque, inicialmente, deve ser leve e, pouco a pouco, vá permitindo que a pressão dos dedos aumente até passar da carícia à massagem sem desconforto.

- Comece pelo peito, seguindo pelos braços e mãos, barriga, pernas e pés. Depois faça nas costas. Vire o bebê de volta para frente e faça no rosto e na base do nariz. Cruze e abra os braços, depois um braço com uma perna cruzando e abrindo. Para finalizar, segure os dois pés cruzando as pernas (posição lotus) de modo a trazé-las para a barriga.

- Os movimentos são sempre feitos do centro para as extremidades e no sentido das agulhas do relógio.

- A criança deve ser banhada após a masssagem. A água completará o trabalho das mãos.

Sugiro que, caso vc tenha interesse, procure, a Stephanie ou algum especialista, para fazer essa deliciosa aula! Vale muito a pena! Assim, vc terá tranquilidade que estará aplicando corretamente a Shantala.

3 comentários:

Anônimo disse...

carol..que delícia de post...a malu tá tão linda com esta carinha de levada.. e joão tá enorme..como passa rápido neh!! Este fds vou na feira aí em niterói..ainda falta algumas coisas para eu comprar..ia a Bh..mas mudança de planos!!!
Estou em uma fase tão sensível.. o tempo correndo..tantas coisas ainda para ajeitar..mas td dará certo...
passa lá no meu blog...bjocas
http://raquelcabreira.blogspot.com/

Raquel cabreira
tetelcabreira@bol.com.br

Flávia Lima disse...

Que escapada gostosa essa da praia..adoraria poder fugir assim de vez em quando rs

bjs

Luciana disse...

Oie,
Sempre visito o blog e agora estou postando. Assim que meu Gustavo nascer tb pretendo usar a shantala.

bjs.